Revenue Management em diferentes setores?

Você sabia que o conceito de Revenue Management pode ser aplicado em diferentes setores da economia? Neste artigo escrevo um pouco sobre os setores que ele pode ser aplicado.

REVENUE MANAGEMENT

Marine Nicolosi

4/19/20242 min read

Revenue Management - outros setores
Revenue Management - outros setores

Revenue Management quando bem aplicado, é excelente para ajudar as empresas a maximizarem suas receitas.

Ele pode ser aplicado em diferentes setores da economia, vamos ver alguns exemplos?

Hotelaria: Em hotéis, o Revenue Management é fundamental para maximizar a receita de apartamentos.

É importante considerar fatores como demanda sazonal, dias da semana, eventos locais que têm potencial para gerar demanda adicional, posicionamento de mercado, além das tarifas dos concorrentes diretos.

A técnica também pode ser aplicada diferentes pontos de venda do hotel, como restaurantes, salas de eventos e spa.

Companhias Aéreas: Foi onde o conceito de Revenue Management nasceu. Ele é amplamente utilizado para gerenciar os preços dos assentos conforme a antecedência da compra, perspectiva de demanda, época do ano, quantidade de buscas e concorrência.

Na composição das estratégias para maximizar a receita de cada voo, também são considerados os objetivos da precificação, que pode ser por exemplo chamar a atenção no lançamento de um novo trecho, a otimização das rotas e horários de partidas.

Indústria de Alimentos e Bebidas: Restaurantes, lanchonetes e cafeterias podem aplicar Revenue Management.

Normalmente é feito de uma forma um pouco mais simplificada, ajustando os preços dos cardápios com base na sazonalidade da demanda, localização das unidades e características dos clientes. Em alguns casos, já vi alteração de preços conforme o horário, por exemplo lugares que fazem promoções no almoço quando a demanda mais alta é no jantar.

Além disso estes estabelecimentos podem oferecer promoções estratégicas em determinados dias da semana e maximizar a utilização dos recursos como por exemplo, o estoque de produtos.

Quem não lembrou daquele restaurante caro que tem o menu do dia com um valor especial?

Varejo: Neste segmento o Revenue Management é utilizado para gerenciar os preços dos produtos.

Assim como em Serviços, é levado em consideração a oferta de produtos (estoque), demanda de clientes, sazonalidade, e comportamento do consumidor.

Estratégias como precificação dinâmica, descontos sazonais e pacotes promocionais são comuns para impulsionar as vendas e maximizar a receita.

Serviços de Entretenimento: Empresas como cinemas, parques e eventos esportivos, podem aplicar o Revenue Management para ajustar os preços dos ingressos com base na demanda esperada, dias da semana, antecedência de compra, horários e características dos eventos.

Um exemplo: A alteração de preços conforme vira o lote dos ingressos.

Agora que você viu algumas aplicações de Revenue em diferentes setores, vou adorar saber alguma vez que você foi impactado pela estratégia de Revenue. 😊

Até a próxima!

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