Revenue Management em diferentes setores?
Você sabia que o conceito de Revenue Management pode ser aplicado em diferentes setores da economia? Neste artigo escrevo um pouco sobre os setores que ele pode ser aplicado.
REVENUE MANAGEMENT


Revenue Management quando bem aplicado, é excelente para ajudar as empresas a maximizarem suas receitas.
Ele pode ser aplicado em diferentes setores da economia, vamos ver alguns exemplos?
Hotelaria: Em hotéis, o Revenue Management é fundamental para maximizar a receita de apartamentos.
É importante considerar fatores como demanda sazonal, dias da semana, eventos locais que têm potencial para gerar demanda adicional, posicionamento de mercado, além das tarifas dos concorrentes diretos.
A técnica também pode ser aplicada diferentes pontos de venda do hotel, como restaurantes, salas de eventos e spa.
Companhias Aéreas: Foi onde o conceito de Revenue Management nasceu. Ele é amplamente utilizado para gerenciar os preços dos assentos conforme a antecedência da compra, perspectiva de demanda, época do ano, quantidade de buscas e concorrência.
Na composição das estratégias para maximizar a receita de cada voo, também são considerados os objetivos da precificação, que pode ser por exemplo chamar a atenção no lançamento de um novo trecho, a otimização das rotas e horários de partidas.
Indústria de Alimentos e Bebidas: Restaurantes, lanchonetes e cafeterias podem aplicar Revenue Management.
Normalmente é feito de uma forma um pouco mais simplificada, ajustando os preços dos cardápios com base na sazonalidade da demanda, localização das unidades e características dos clientes. Em alguns casos, já vi alteração de preços conforme o horário, por exemplo lugares que fazem promoções no almoço quando a demanda mais alta é no jantar.
Além disso estes estabelecimentos podem oferecer promoções estratégicas em determinados dias da semana e maximizar a utilização dos recursos como por exemplo, o estoque de produtos.
Quem não lembrou daquele restaurante caro que tem o menu do dia com um valor especial?
Varejo: Neste segmento o Revenue Management é utilizado para gerenciar os preços dos produtos.
Assim como em Serviços, é levado em consideração a oferta de produtos (estoque), demanda de clientes, sazonalidade, e comportamento do consumidor.
Estratégias como precificação dinâmica, descontos sazonais e pacotes promocionais são comuns para impulsionar as vendas e maximizar a receita.
Serviços de Entretenimento: Empresas como cinemas, parques e eventos esportivos, podem aplicar o Revenue Management para ajustar os preços dos ingressos com base na demanda esperada, dias da semana, antecedência de compra, horários e características dos eventos.
Um exemplo: A alteração de preços conforme vira o lote dos ingressos.
Agora que você viu algumas aplicações de Revenue em diferentes setores, vou adorar saber alguma vez que você foi impactado pela estratégia de Revenue. 😊
Até a próxima!
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